Quando o tamanho do prato importa?





A Prática de mindful eating, a meditação consciente aplicada na hora da refeição, tem me ajudado a me observar e me autogerenciar na manutenção e perda de peso.


Meu prato é sempre pequeno, assim consigo visualizar de forma mais prática a quantidade de comida que devo colocar. Talheres sempre de sobremesa, assim, o tamanho da porção que levo para a boca é menor, o que me leva a mastigar mais devagar e dar tempo para o meu corpo ir entendendo o processo e o ato de me alimentar.


Além destas, tem muitas outras técnicas da meditação que podem ser aplicadas com a comida, mas, o mais importante é ter persistência e rotina. Pratico a 6 anos e posso te contar que a experiência além de incrível, traz resultados quase que imediatos.


Muitos estudos já foram realizados comprovando a efetividade da meditação nos processos de emagrecimento com resultados positivos, além,

de ajudarem os envolvidos a desenvolverem a autoconfiança para mudarem de comportamento. Em um destes estudos, a aplicação de apenas 3 sessões trouxeram em média 50% de diferença de emagrecimento entre os que praticaram e os que não praticaram.(Universidade de Warwick e outras instituições no Reino Unido)


Para pessoas como eu, que sabem como é difícil controlar os desejos pela comida e não utilizá-la como fuga, principalmente em epoca de pandemia, vale a pena investir um tempo para aprender a praticar o Mindful eating.


Muitos beijos, Namastê


Com amor

Ale Dotto



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