3 receitas de hambúrguer vegano reaproveitando ingredientes


A pedido da seguidora Mariana, resolvi escrever estas 3 receitas que ficaram maravilhosas!! Eu sempre faço hambúrguer aqui em casa, além de práticos, são baratos e ótimas opções para o almoço ou para o lanche.


As receitas são sempre preparadas com o que já tenho pronto para as refeições, ou seja, se fiz grão de bico e brócolis, provavelmente meu hambúrguer será dos mesmos ingredientes. Faço isto porque adoro cozinhar, mas não gosto de passar muito tempo na cozinha, rs.


Outra coisa importante que tenho feito durante esta quarentena é reaproveitar ingredientes, ou seja, talos, folhas, cascas...enfim, tudo que vejo que dá para ser reaproveitado. Além de economizar muito, acredito que estou contribuindo para que uma quantidade menor de pessoas circulem pelas ruas para os produtos chegarem na minha casa.


Foi exatamente o que fiz com estas receitas. Aqui em casa eu tinha:

  • grão de bico cozido,

  • folhas de brócolis cozidos e temperados

  • talos de agrião cozidos e batidos com tofu

  • berinjela assada e temperada

  • purê de cenoura

  • feijão azuki cozido e temperado





Então fiz as combinações, bati no mix e transformei em hambúrguer! Veja abaixo o resultado e a receita de cada um deles :)





Grão de Bico com folhas de brócolis

Ingredientes 1 xícara de chá de grão de bico cozido

1 xícara de chá de folhas de brócolis cozidos e temperados 3 colheres de sopa de farinha de aveia sal e temperos à gosto

Cenoura com talos de agrião e tofu


Ingredientes

1 xícara de chá de cenoura cozida

1 xícara de chá de talos de agrião cozidos e temperados 1/2 xícara de chá tofu 4 colheres de sopa de farinha de aveia sal e temperos à gosto

Feijão azuki com berinjela

Ingredientes

1 xícara de chá de feijão azuki cozido e temperado

1 xícara de chá de berinjela assada e temperada

Meia cebola 3 colheres de sopa de farinha de aveia sal e temperos à gosto


Preparo Bata todos os ingredientes no mix, exceto a farinha. Despeje em uma tigela e junte com a farinha. Misture bem até obter uma massa homogênea. Molhe sua mão com água e modele os hambúrgueres (eles ficam com uma consistência mole). Opções de preparo: Coloque para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos.

Para servir

Invista na decoração e no preparo dos complementos. Você pode servir no mini pão de hambúrguer e acrescentar molho de tomate caseiro e salada verde.


Crie a sua versão

Inspire-se! Crie a sua própria versão fazendo a seguinte brincadeira: - olhe para um dos ingredientes e faça a pergunta: "e se eu te trocasse por..."

Você vai ver, vão borbulhar idéias :)



Obrigada Mariana, pelo desafio e oportunidade de fazer este trabalho e compartilhar com todos vocês! Espero que gostem.


Namastê, com amor

Ale Dotto

13 visualizações
  • INSTAGRAM
  • YOTUBE
  • Grey Facebook Ícone