Análise apreciativa das lancheiras :)


Gente, olha que incrível! A mamãe Karina está me ajudando com os posts e me enviando todos os dias a lancheira que prepara para que eu possa me inspirar ainda mais no meu trabalho, juntando idéias e co-construindo um futuro melhor para as nossas crianças.

O que mais encanta nas mães é ver o amor que tem em seus preparos e que com certeza a referência de comida que seus filhos terão no futuro terá cheiro, cor, sabor e não será abrindo pacotes de biscoitos e colocando canudos em sucos. Elas terão prazer em comer batata doce, couve-flor, bolinhas de melancia...e o mais legal, não aceitarão com facilidade sentar em um local amarelo e vermelho, gelado, com um banco duro para que a sua refeição seja rápida. Me encanta saber que estes adultos do futuro terão lembranças :)

Mas vamos lá, apreciar as lancheiras da Karina:

Tortinha de sardinha com manjericão, mix de castanhas e de sobremesa iogurte natural batido com manga, alfarroba e cacau

Muito legal já inserir para a criança a alfarroba e o cacau, assim ele já tem outras referências de chocolates que não sejam aqueles carregados de gordura trans.

Normalmente as mães, em minhas oficinas, tem dificuldade em opções salgadas, as tortas sempre são práticas e uma alternativa bacana para toda a família. Eu particularmente sou vegetariana, então substituiria a sardinha por brócolis, espinafre, cotage, ricota...assim teria uma dose extra dos alimentos verdes escuros que são incríveis para o equilíbrio do ferro. Para quem não é vegetariano pode optar pelo frango desfiado ou o atum conservado na água, assim foge um pouco dos recheios industrializados. Não sei se foi o caso dela utilizar a sardinha enlatada, mas, se precisarmos utilizar em um dia de emergência, devemos ficar atentos ao rótulo.

Veja nesta imagem que encontrei na internet a comparação: repare principalmente na quantidade de sódio. De acordo com a Anvisa, a quantidade indicada em uma porção é 80mg.

Fonte: xquimica soluções

Nesta Lancheira a Karina me perguntou pelo que poderia substituir o açúcar, já que ela queria fazer chips de maça e já tinha ouvido falar que ficava amargo. Sugeri a canela. Parece ter ficado bem gostoso...e está linda!! Estes espetos de mussarela de bufala com tomate cereja e rúcula estão lindos!! e estas bolinhas de melancia gente, me fala quem não se encanta :)

Achei incrível a couve flor no vapor, com toda certeza a criança já não terá como referência que "hora do lanche" é hora de comer bolacha ou doce, porque não comer couve flor e estar com os amigos? Amei!!! Batata doce assada e melancia e melão em formato de bolinha...as que estou apaixonada. Eu só complementaria com uma proteina que poderiam ser alguns quadradinhos de queijo ou ovinhos de codorna.

Quando decidimos mudar a criatividade nasce naturalmente, está tudo dentro de nós mesmos!! E todos sabemos o que nos faz bem e o que nos faz mal, basta parar e se questionar, seu coração sempre terá a resposta!!

Com amor, um beijo enorme e até o próximo post!

Ale Dotto Lancheira Saudável

#lancheira #receitasaudavel #alimentaçãosaudavel #alimentaçãoinfantil

34 visualizações
  • INSTAGRAM
  • YOTUBE
  • Grey Facebook Ícone